Desenvolvido no final da década passada, o Cross Linking da Córnea (CXL) tem apresentado excelentes resultados terapêuticos e podemos dizer que revolucionou o tratamento das ectasias da córnea. Ele é portanto indicado para pacientes que apresentam ectasia corneana em evolução, como por exemplo o ceratocone e a ectasia pós LASIK.
O objetivo do CXL é estacionar a progressão da ectasia e não a sua erradicação, ou seja, a córnea ficaria como “congelada” em seus parâmetros após a aplicação . Normalmente ocorre também uma discreta redução da curvatura do cone porém não deve ser considerado como objetivo do procedimento, devendo ficar bem claro para o paciente o objetivo já citado, qual seja, impedir a progressão da doença.
A cirurgia consiste na aplicação da luz UltraVioleta associada à instilação de colírio de Riboflavina (Vitamina B). Segundo a técnica original, seriam necessários 30 minutos de irradiação associados à remoção do epitélio corneal para se obter resultados adequados. Recentemente novos aparelhos foram desenvolvidos que reduzem o tempo de aplicação para 9 minutos em média, técnica que atualmente utilizamos nos nossos pacientes. Alguns centros afirmam conseguir resultados equivalentes sem remover o epitélio porém já foi demonstrado que desta forma o efeito é bem inferior. No pós operatório, o paciente usa uma lente de contato gelatinosa para auxiliar a cicatrização.