A Retina é uma fina membrana que reveste a parede interna da parte posterior do globo ocular. Os fotoreceptores são as células que captam a imagem que é transmitida ao cérebro através das células bipolares através do nervo óptico.
Algumas das principais doenças da retina:
Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
A DMRI é a doença ocular mais comum em pacientes com mais de 50 anos de idade. Os principais sintomas são o embaçamento da visão central (dificuldade para ler e reconhecer a face das pessoas) e a visão distorcida (metamorfopsia).
Retinopatia Diabética
A retinopatia diabética ocorre em pessoas com diabetes mellitus, sendo mais comum entre aqueles que são mal controlados clinicamente.Ela pode afetar a visão de duas formas: edema de mácula e proliferação vitreo-retiniana.
A retinopatia raramente leva a cegueira quando tratada de forma precoce.
O mapeamento de retina e/ou a retinografia devem ser realizados todos os anos nos pacientes sem retinopatia, pois auxiliam no acompanhamento.
Retinopatia Hipertensiva
A retinopatia hipertensiva é a alteração da retina associada ao aumento da pressão arterial do organismo (sistêmica). Pode ocorrer na forma crônica ou na forma aguda da doença.
As alterações crônicas são caracterizadas pela esclerose das artérias (estreitamento).As alterações agudas são caracterizadas pela presença de hemorragia, edema e infartos da retina e do nervo óptico.
Descolamento de Retina
O descolamento de retina pode ocorrer em qualquer faixa etária, sendo mais comum em pacientes com alta miopia.
É caracterizado pela separação da retina neurosensorial, com acúmulo de líquido sob esse espaço. Os pacientes não tratados perdem a visão central e periférica.
O exame mais importante é o mapeamento de retina e o tratamento é cirúrgico.